Como escolher um doador de esperma

Na Cryos, temos a maior seleção de doadores do mundo. É excelente dispormos desta grande seleção, mas sabemos também que tal pode ser avassalador. Nesta página, vamos apresentar-lhe os aspetos mais importantes a considerar na altura de escolher um doador de esperma.

Os tratamentos de fertilidade com esperma de doador começam, muitas vezes, com a discussão de diferentes opções de tratamento com um médico ou outro profissional de saúde. Na maior parte dos casos, o passo seguinte é escolher um doador para o seu futuro filho.

Existem muitos aspetos a considerar na altura de tomar esta decisão. Portanto, para facilitar o processo, reunimos algumas perguntas que se pode colocar a si mesma.

Como escolher um doador de esperma

O seu futuro filho poderá contactar o doador?

Uma das primeiras coisas a considerar ao escolher o seu doador de esperma é se gostaria ou não que o seu filho tivesse a oportunidade de obter informação de identificação sobre o doador junto da Cryos.

Se escolher um Doador Anónimo, o seu filho não poderá obter informações de identificação sobre o doador. Se escolher um Doador Não Anónimo, a criança terá a oportunidade de obter informações sobre a identidade do doador, junto da Cryos, quando completar 18 anos.

A escolha entre um Doador anónimo e um Doador não anónimo é altamente pessoal e complexa, podendo haver várias razões para optar por um deles. Antes de escolher, recomendamos que leia mais sobre a questão do anonimato do doador aqui.

Até que ponto quer conhecer o doador?

Gostaria de saber o máximo possível sobre o doador ou prefere saber apenas aspetos essenciais? A reflexão sobre este assunto vai ajudá-la a escolher entre um Perfil alargado e um Perfil básico. Um Perfil alargado contém muitas informações pessoais, incluindo fotografias do doador em bebé e um clipe de áudio com a voz do doador. Um doador de esperma com um Perfil básico fornece-lhe apenas as informações essenciais, tais como a etnia, as características físicas e a escolaridade/profissão.

Se gostaria de saber o máximo possível sobre o seu doador, tem a opção de escolher entre um Perfil alargado com fotografias de adulto.

O seu doador será exclusivo?

Se preferir ter um doador que não seja doador de outras famílias, pode optar por um Doador exclusivo. Com a exclusividade do doador, só você e o seu parceiro, caso o tenha, poderão ter um filho com as doações desse doador.

Leia mais sobre a Exclusividade do doador aqui.

Sugestões adicionais antes de encomendar

Embora só precise de um doador de esperma, recomendamos que restrinja a sua pesquisa para 3 a 5 doadores e os assinale como “Favoritos” na pesquisa de doadores. Isto poderá ser útil caso o seu doador favorito já não esteja disponível ou tenha alcançado a Quota de gravidez no seu país de residência na altura que efetuar a encomenda.

Quando estiver pronta para efetuar a encomenda online, recomendamos que faça a reserva de palhetas adicionais. Desta forma, terá certamente esperma suficiente para todo o seu tratamento de fertilidade e, possivelmente, para outros tratamentos que lhe permitam ter mais filhos. Leia mais sobre reservas aqui.

Também recomendamos que consulte a legislação do país onde vai fazer o tratamento, dado que alguns países só permitem o tratamento com alguns tipos de doadores (anónimos ou não anónimos). A sua clínica ou profissional de saúde poderão aconselhá-la sobre esta matéria. Pode também contactar o Serviço de Apoio ao Cliente da Cryos que terá todo o prazer em ajudá-la.

Esperamos que a informação acima a tenha ajudado a tomar a decisão final sobre o doador que considera ser adequado para a sua futura família.