Encomendar esperma de um dador

Antes de encomendar esperma de um dador, deve escolher o seu dador favorito. Comece por fazer uma pesquisa. Para facilitar a pesquisa, deve limitar ao máximo os critérios de pesquisa - por ex. Norma, Perfil e Tipo.

Apenas deve procurar dadores de esperma que se enquadrem nos seus critérios de pesquisa. Se, por exemplo, receber tratamento numa clínica, é importante que seleccione as Normas que a clínica está autorizada a seguir. Lembre-se também de verificar a quota de gravidez. Também pode limitar a sua pesquisa, seleccionando Anónimo ou Não anónimo. Outras questões podem estar relacionadas com a qualidade, a quantidade a encomendar, a necessidade de reserva para uma futura utilização e a forma como ocorrerá a entrega. Sirva-se dos pontos abaixo descritos para tomar as decisões necessárias, antes de efectuar a encomenda.

1. Qual a norma?

Se o tratamento for efectuado numa clínica, deve assegurar-se de que o dador e o esperma do dador cumprem os requisitos legais do país de origem da clínica. Por outras palavras, é aquilo a que chamamos Norma. Se a forma de tratamento for a inseminação caseira, não tem de se preocupar com a norma. A Cryos envia esperma de dadores para todas as partes do mundo e, uma vez que muitos países têm procedimentos diferentes de selecção, rastreio, documentação e aprovação, um dador de esperma pode ser tratado e o esperma recolhido de acordo com diferentes regras e regulamentações.

Se o tratamento for efectuado numa clínica, recomendamos que pergunte à clínica se existem requisitos ou recomendações acerca da Norma, da qualidade, do tipo, da entrega ou outras condições.

2. Qual o tipo e perfil do dador de esperma?

O passo seguinte é decidir o tipo e o perfil do dador de esperma que pretende. Se receber o tratamento numa clínica, podem aplicar-se regras especiais, uma vez que certos tipos de dadores de esperma são proibidos em determinados países. Se a forma de tratamento for a inseminação caseira, não tem de se preocupar com estas regulamentações.

Os seguintes tipos estão disponíveis:

  • Perfil Anónimo + Básico
  • Perfil Anónimo + Detalhado
  • Perfil Não anónimo + Básico
  • Perfil Não anónimo + Detalhado

Pode ler mais aqui sobre os tipos de dadores de esperma.

3. Encontre o seu dador de esperma!

Encontrou o seu dador de esperma favorito. Limite ao máximo a sua pesquisa, de acordo com o Perfil, o Tipo e a Norma escolhidos.

Pode indicar os seus doadores favoritos assinalando na quadrícula “Adicionar aos favoritos” depois de ver as informações do doador. Quando realizar pesquisas posterior, pode optar por aparecerem apenas os seus doadores favoritos marcando “Mostrar apenas favoritos”.

4. A quota de gravidez foi atingida?

Deve assegurar-se de que o dador de esperma ainda não atingiu a quota de gravidez. Isto é especialmente importante se receber o tratamento numa clínica. Pode verificar a quota de gravidez em pesquisa de dador, bastando clicar no nome ou número do dador e selecionar o País da Clínica e o País do Paciente em Verificar Quota de Gravidez.

5. Qual o tipo e qualidade de esperma do dador?

Tem agora que decidir a qualidade de esperma (MOT) que pretende. O tipo de unidade que escolhe (ICI ou IUI) deve adequar-se à forma de tratamento:

  • ICI: Contém esperma não purificado, também designado apenas por esperma em bruto. Utilizado em inseminações vaginais e intracervicais ou - depois de um processo de purificação - em inseminações intra-uterinas.
  • IUI: Contém esperma purificado, também designado apenas por esperma preparado. Utilizado em inseminações intra-uterinas (inseminação directamente no útero) ou em tratamentos de FIV.
  • MOT: Uma abreviação de "motilidade", isto é o número de espermatozóides com motilidade (móveis) por ml. Por exemplo, "MOT10" significa que, depois do descongelamento, existem 10 milhões de espermatozóides com motilidade por ml.

6. Qual a quantidade de esperma de dador que devo utilizar?

Para ICI numa clínica ou inseminação em casa

Podem ser utilizadas unidades preparadas para ICI e IUI.

Recomendamos a utilização de 2 fitas de 0,5 ml MOT20, ou seja, com um mínimo de 20 milhões de células de espermatozoides por ml, uma alternativa pode ser, por exemplo, 1 fita MOT30 + 1 fita MOT10. Se se tratar de fitas de 0,4 ml, são necessárias 3 fitas. Podem ser utilizadas unidades com MOT10 ou MOT mais elevadas.

As unidades com MOT5 não devem ser utilizadas.

Se o tempo de aplicação for correto, não é necessário mais de uma inseminação por ciclo. Recomendamos que utilize um kit de teste de ovulação pela urina, fornecido por qualquer farmácia. Siga as instruções fornecidas

Para IUI numa clínica
Podem ser utilizadas unidades preparadas para ICI e IUI.

Fitas preparadas para IUI:
Recomendamos a utilização de 1 fita IUI MOT10 de 0,5/0,4 ml por tratamento.
Podem ser utilizadas unidades com mobilidade inferior ou superior a MOT10.
Recomendamos que contacte a sua clínica antes de fazer a sua encomenda.

Fitas ICI:
Podem ser utilizadas fitas ICI. O esperma deve ser processado na sua clínica antes do tratamento.
Recomendamos que utilize 4 fitas ICI MOT5, 2 fita ICI MOT10 ou 1 fita ICI MOT20 ou uma mobilidade mais elevada por tratamento.
Recomendamos que contacte a sua clínica antes de fazer a encomenda.
Não recomendamos que utilize o método "swim-up" para o esperma do doador que tenha sido congelado. Se o esperma do doador de ICI tiver de ser processado através do método "swim-up", deve utilizar 2 fitas ICI MOT20 ou de qualidade superior por tratamento.

Para IVF e ICSI numa clínica

Podem ser utilizadas unidades preparadas para ICI e IUI.

Recomendamos que utilize 1 fita de 0,5/0,4 ml de IUI MOT5 ou ICI MOT5.

Podem ser utilizadas unidades com mobilidade mais elevada do que MOT5.
Recomendamos que contacte a sua clínica antes de fazer a encomenda.

7. Devo fazer já a encomenda ou posso esperar?

Quando encomenda esperma de um dador, pode escolher comprar para entrega e/ou reservar/comprar o esperma que armazenaremos para si. Isto garante que as unidades do dador fiquem disponíveis para uma eventual entrega e um tratamento numa data posterior.
Se quiser ter a certeza que recebe o esperma do seu dador favorito, deve reservá-lo imediatamente! Não apenas para um tratamento mas para todos. Também para os irmãos. Não corra o risco de ver esgotar o esperma do seu dador.

Deve efectuar a sua encomenda o mais cedo possível e, pelo menos, 2 dias antes da data de envio pretendida. Pode escolher a data de envio quando efectuar a encomenda online.

8. Quando e como quer que o envio seja efectuado?

Quando encomenda esperma de um dador, deve efectuar a sua encomenda o mais cedo possível e, pelo menos, 2 dias antes da data de envio pretendida que seleccionou online, com antecedência suficiente para se certificar de que a entrega acontece o mais tardar no dia anterior à inseminação/tratamento. Pode escolher entre uma entrega em gelo seco ou reservatório de nitrogénio. Leia mais acerca da Entrega de esperma de um dador.

9. Quando estiver pronto a efectuar a encomenda

Comece aqui a sua encomenda online: Pesquisa de dador
Consulte também os nossos Termos de Acordo.

Encontrou resposta às suas perguntas?

Caso contrário, contacte-nos e faremos os nossos possíveis para ajudar. O apoio ao cliente da Cryos comunica nos seguintes idiomas: Escandinavo, inglês, francês, alemão, espanhol e italiano.