Os dadores

Temos dois tipos de dadores de esperma: Anónimo e Não anónimo. Ambos os grupos incluem perfis Básicos e Detalhados. Ambos os grupos podem conter dadores Exclusivos.

Os dadores de esperma da Cryos renunciaram a todos os direitos e não podem, por isso, assumir a paternidade de acordo com as leis dinamarquesas.

Tipos de dador

  • Perfil Anónimo + Básico
  • Perfil Não anónimo + Básico
  • Perfil Anónimo + Detalhado
  • Perfil Não anónimo + Detalhado

Os doadores são anónimos ou não anónimos. Estas definições não significam que os doadores não são identificáveis. Uma vez que o esperma dos doadores inclui o ADN, há sempre o risco dos doadores, destinatários e crianças poderem ser identificados através da análise de ADN, o que pode pôr em causa a privacidade.

Anónimo

Se o doador for Anónimo, a Cryos nunca irá revelar a identidade do doador, e o cliente tem de aceitar que nunca irá contactar o doador.

Não anónimo

Se o doador for Não anónimo, a Cryos irá revelar a identidade do doador (nome, última morada conhecida e número de identificação) a clínicas e autoridades em países onde tal seja obrigatório ou no que respeita a importação ou tratamento. A Cryos irá revelar a identidade do doador à criança mediante pedido da criança doadora e só quando a criança tiver 18 anos. A criança deve fornecer um documento, ou comprovar, que é o resultado de um tratamento com esperma de doador proveniente de um doador não anónimo específico da Cryos. O código do doador (nome/número) do doador em causa deve ser revelado.

O doador aceitou ser contactado pelas crianças, mas a Cryos não assume qualquer responsabilidade se o doador o fizer no futuro

Para mais informações, leia os nossos Termos de Acordo.

Perfil Básico

Os dadores de esperma com perfil Básico são registados com um número como 456, 8756, 11250, etc. Os perfis Básicos apenas fornecem informações sobre a raça, a etnia, a cor dos olhos, a cor do cabelo, a altura, o peso, o tipo sanguíneo e geralmente a profissão/educação.

Perfil Detalhado

Os dadores de esperma com perfil Detalhado são registados com um nome fictício como ERIK, IB, PER, OLUF, SVEND, etc. Os perfis Detalhados são compostos por 8 a 10 páginas de informações pessoais sobre os antecedentes do dador de esperma, a educação, história familiar, interesses, passatempos, etc. Também poderá encontrar as informações seguintes: impressões do pessoal, fotos de infância do dador de esperma, uma nota escrita, uma gravação da voz do dador de esperma, perfil de QE, etc.

A escolha entre Anónimo e Não anónimo

Se quer garantir que a criança possa uma dia descobrir a identidade do dador de esperma, deve escolher um dador de esperma Não anónimo. Foi observado que as mulheres solteiras e os casais do mesmo sexo tendem a preferir dadores de esperma Não anónimos, enquanto os casais heterossexuais parecem preferir dadores de esperma Anónimos para proteger a integridade do homem, enquanto pai, e do mesmo modo a identidade da família. Mas não é sempre assim. Alguns casais heterossexuais escolhem um dador de esperma Não anónimo precisamente porque tencionam revelar à criança as suas origens e, por isso, querem garantir a possibilidade de um futuro contacto com o dador. Pelo contrário, muitas mães solteiras escolhem um dador de esperma Anónimo porque tencionam encontrar um parceiro que poderá, então, desempenhar mais facilmente o papel de pai e adoptar a criança, ultrapassando a existência de um dador de esperma. A escolha é altamente pessoal e complexa.

Se efectuar o tratamento numa clínica, deve sempre certificar-se de que a clínica está autorizada a proceder ao tratamento com o tipo de dador de esperma que escolheu.

A escolha entre perfil Básico e Detalhado

Se para si for importante ter o máximo de informações possíveis sobre o dador de esperma, deve escolher um dador com perfil Detalhado. As mães solteiras e os casais do mesmo sexo que tencionam informar a criança sobre o dador poderão preferir dadores de esperma com perfil Detalhado. Se quiser saber o menos possível sobre o dador de esperma, deve escolher um dador com perfil Básico. Em muitos casos, os casais heterossexuais escolhem um dador de esperma com perfil Básico, enquanto as mães solteiras e os casais do mesmo sexo escolhem um dador de esperma com perfil Detalhado. As razões são as mesmas do que na escolha dos dadores de esperma Anónimos e Não anónimos, apesar de as situações se poderem inverter. A escolha é altamente pessoal e complexa.

Se efectuar o tratamento numa clínica, deve sempre certificar-se de que a clínica está autorizada a proceder ao tratamento com o tipo de dador de esperma que escolheu.

Dadores de esperma exclusivos

Os novos dadores de esperma são apresentados no nosso website, com uma estrela, até à compra/reserva inicial. Se pretende assegurar o direito exclusivo sobre os novos dadores, deve comprar/reservar todo o esperma do dador em questão e, ao mesmo tempo, pedir para ficar registado numa lista de espera. Isto dá-lhe direito exclusivo sobre as futuras recolhas e transforma o dador de esperma em dador Exclusivo. No entanto, deve continuar a comprar/reservar todo o esperma de um dador seleccionado.

Poderá sempre cancelar o direito de exclusividade ao libertar o seu lote de esperma reservado. Neste caso, reembolsaremos 75% do montante pago - leia mais sobre isto em reserva. Isto pode aplicar-se a uma situação em que não se conseguiu uma gravidez utilizando o esperma do dador em questão.

Se quiser que o seu direito à exclusividade seja irrevogável, deve comprar a totalidade do stock do dador de esperma em questão. Os preços estão indicados na lista de preços. A vantagem reside no facto de não ter de estar sempre a comprar/reservar o esperma de um dador. É relevante quando o esperma do dador em questão continua disponível e você não quer mais filhos - e não quer que outros possam utilizar o mesmo dador de esperma.

Encontrou resposta às suas perguntas?

Caso contrário, contacte-nos e faremos os nossos possíveis para ajudar. O apoio ao cliente da Cryos comunica nos seguintes idiomas: Escandinavo, inglês, francês, alemão, espanhol e italiano.