Qualidade e motilidade do esperma (MOT)

O esperma de doador terá de ser de boa qualidade para proporcionar a melhor pré-condição para uma gravidez. Na Cryos pode escolher entre várias qualidades de esperma diferentes, também designadas como motilidades ou MOT.

Talvez tenha reparado que pode filtrar palhetas de esperma com motilidades específicas em Pesquisar Doador. Na Cryos, tem a opção de encomendar esperma de doador com a motilidade (MOT) exata de que necessita para o seu tratamento. A escolha depende do tipo de tratamento, bem como da preferência da sua clínica de fertilidade. Em seguida, pode ler sobre a qualidade do esperma, o que influencia a qualidade e qual a motilidade a encomendar para o seu tratamento.

Qualidade e motilidade do esperma (MOT)

Como se mede a qualidade do esperma?

Os nossos doadores de esperma precisam de uma qualidade de esperma muito boa para serem aceites na Cryos, pelo que os candidatos a doador são submetidos a vários testes antes de serem aceites como doadores. 

Há várias formas de medir a qualidade do esperma. Quando recebemos uma amostra no nosso laboratório, olhamos para a concentração de espermatozóides numa amostra, bem como para a capacidade dos espermatozóides em se deslocarem. Para garantir uma qualidade de esperma excelente, medimos estes parâmetros numa amostra depois a de congelar e descongelar, pois o esperma pode reagir de forma diferente à congelação. A qualidade do esperma é medida utilizando um sistema automático chamado CASA (Computer Assisted Sperm Analysis), que garante um resultado muito preciso.

O que influencia a qualidade do esperma?

A qualidade do esperma de um homem pode variar ao longo do tempo e é influenciada por muitos fatores diferentes. As opções do estilo de vida são alguns dos fatores importantes. Coisas como o álcool, o tabaco e comida pouco saudável podem influenciar negativamente a qualidade do esperma. 

Outro fator importante que pode afetar a qualidade do esperma é a exposição dos testículos ao calor. Para melhorar a qualidade do esperma, os homens devem, portanto, evitar saunas, banheiras de água quente, solários e roupa interior apertada.

Oiça o Professor Allan Pacey a explicar o que define a boa qualidade do esperma:

O que é a motilidade ou MOT?

A motilidade, também designada como MOT, é um dos parâmetros que nos ajudam a medir a qualidade do esperma. A MOT é a quantidade de espermatozoides ativos por mililitro de esperma. Isto significa que um esperma MOT20 contém pelo menos 20 milhões de espermatozoides ativos por mililitro de esperma.

A maior parte das palhetas de esperma da Cryos contém 0,5 mililitros de esperma. Por conseguinte, se comprar uma palheta de esperma MOT20, irá obter pelo menos 10 milhões de espermatozoides ativos após a descongelação. Algumas palhetas contêm 0,4 mililitros de esperma e são disponibilizadas com um desconto de 20%.

Na Cryos, pode encomendar palhetas de esperma com MOT5, MOT10, MOT20, MOT30, MOT40 e MOT50+. Isto dá-lhe a possibilidade de escolher a qualidade exata necessária para o seu tratamento de fertilidade.

Qual o valor de MOT que devo escolher para o meu tratamento de fertilidade?

O tipo de palheta de esperma que deve encomendar depende do tipo de tratamento de fertilidade e da preferência da sua clínica de fertilidade. Queira consultar a sua clínica relativamente à MOT. Contudo, temos algumas recomendações gerais ao escolher o valor de MOT.

Se estiver a fazer um tratamento de IUI, recomendamos a utilização de 1 palheta IUI MOT10 por tratamento. Também pode utilizar uma palheta de esperma com um valor mais alto ou mais baixo de MOT.

Se for fazer um tratamento de IVF ou ICSI, recomendamos a utilização de 1 palheta IUI MOT5. No entanto, também podem utilizar-se palhetas de esperma com um valor de MOT mais alto.

Se estiver a fazer um tratamento de ICI, recomendamos a utilização de 2 palhetas ICI MOT10 ou 2 palhetas ICI MOT20 ou superior por tratamento. Também podem utilizar-se palhetas IUI.

Leia mais sobre as palhetas ICI e IUI aqui ou sobre quanto esperma de doador encomendar aqui.